top of page
Buscar
  • gestorsitelogline

A importância das OTMs no setor logístico


Quando falamos sobre plano de distribuição a grandes distâncias, é preciso pensar em formas de se otimizar e profissionalizar esse tipo de processo para que ele aconteça da forma mais produtiva e eficiente possível. Para esse tipo de necessidade existem os Operadores de Transporte Multimodal, conhecidos como OTMs.


Os OTMs são empresas que utilizam duas ou mais modalidades de transporte através de um único contrato, onde a carga fica sob sua responsabilidade desde a origem até o destino. Com isso, as empresas podem inclusive se beneficiar com ganhos de escala e disponibilidade de transporte, além de contar com mais segurança, velocidade, capacidade e pontualidade inerentes a cada modal.


E sobre redução de custos? Um OTM tem impacto sobre essa questão? A resposta é sim. E isso se dá pela eficiência na utilização das melhores alternativas entre a origem e destino. Um processo de cabotagem com origem no Sul e Sudeste com destino no Norte e Nordeste, integrada ao transporte rodoviário de pequenas distâncias nas pontas, pode trazer até 30% de economia em relação ao transporte rodoviário de ponta a ponta, por exemplo.


O uso da estratégia multimodal ainda se sobressai em alguns outros fatores como:


  • Baixa burocracia, devido a necessidade de apenas uma empresa contratada;

  • Eficiência logística, por envolver diferentes modais em um único planejamento;

  • Garantia de integridade da carga e pontualidade da entrega, já que o OTM ficará responsável por todos os detalhes do transporte.


Há um crescimento em vista desse mercado no país. Suas vantagens e benefícios para empresas que necessitam desse tipo de serviço de movimentação e transporte de cargas prometem otimizar processos, trazendo custo-benefícios e garantindo segurança, confiança e qualidade.


Precisa de um operador de transporte multimodal com uma equipe especializada e capacitada em todo o processo logístico? Conte com a Logline. Entre em contato e venha conhecer melhor o nosso trabalho.


26 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page